A Escola Especial São Judas

Em 13 de agosto de 1984, ao fundar a São judas Arte e Lazer, na zona norte de São Paulo,  Antoinette Simão, Psicóloga tinha a intenção de oportunizar a escolaridade de pessoas deficientes, junto com atendimentos terapêuticos que desde o primeiro momento da formação da escola ela entendeu a importância da Área da Saúde andar de mãos dadas com a educação para que o aluno com necessidades especiais devido sua deficiência pudesse se desenvolver globalmente, 10 anos mais tarde, a Unidade 2 na cidade de Guarulhos foi inaugurada, naquela época não se entendia ainda como algo necessário.

Adaptar métodos de forma que as pessoas com deficiência possam desenvolver seu potencial, tem sido o papel da Escola São Judas, que por 20 anos foi vista como um curso de educação informal.

Por todo esse período a São judas Arte e Lazer, realizou suas atividades, e trabalhou seus alunos, visando a estimulação essencial, alfabetização, preparação para o trabalho, integração social e familiar, um conjunto de atendimentos terapêuticos que proporcionaram esporte, reabilitação, aprendizado, lazer e qualidade de vida.

Em 14 de maio de 2004, a escola foi oficialmente incluída na Secretaria da Educação. Nasceu então a Escola de Educação Especial “São Judas” – Ensino Fundamental / modalidade Educação Especial (1. Ao 5. Ano). Esse acontecimento pode não ter grande significado para muitas pessoas, mas para as pessoas envolvidas no reconhecimento do trabalho educacional das pessoas com deficiência e sua qualidade de vida acadêmica, foi motivo de grande festa. Esta festa teve um inicio, e não terá um fim pois, a partir desse marco entendemos que estamos caminhando rumo à nova Educação.

Em 25 de novembro de 2008, a escola foi autorizada para Ensino Fundamental até o 9. Ano, podendo assim cada vez mais beneficiar mais pessoas.

Em 18 de outubro de 2011, nossa Unidade de Guarulhos recebeu também a autorização de ensino para Ensino Fundamental modalidade Educação Especial (1.ao 5. Ano).

Ao observarmos toda nossa trajetória, ao lembramos de nossos alunos conquistando seus espaços nas suas famílias, na sociedade e na escola, temos a certeza de que a luta tem valido a pena.

Participar desse atual movimento de Inclusão, de reconhecimento das capacidades de pessoas com deficiência, sem medo de perder nossa identidade de escola de Educação Especial é celebrar cada vitória de cada aluno que já passou e que ainda passará por nossa escola.

Hoje podemos dizer que o lugar do aluno com deficiência deve ser na unidade escolar que melhor oferece apoio para o desenvolvimento de suas potencialidades, seja na escola que apresente proposta e condições de Inclusão em classes de ensino regular, ou em escolas especializadas e oficializadas.

Missão

A Escola de Educação Especial São Judas, desde a sua fundação, tem a missão de olhar o ser humano em sua totalidade, dando assistência, educando e estimulando pessoas com deficiência intelectual e múltiplas. Ou seja, atende os seus educandos com um olhar biopsicossocial. Para isso, nossa escola apresenta uma equipe interdisciplinar (terapeuta ocupacional, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, equoterapeuta, psicopedagogo, Educador Físico e pedagogo) que está comprometida com a evolução da qualidade de vida de nossos educandos.